Boa noite pessoal,
Estava pensando em como começar a escrever os tópicos que me interessame que possivelmente interessem a vocês também...e nada me surgia. Fiquei meio consternado, pois queria que fosse algo emblemático, que eu pudesse usar em todos os posts e criar um imagem legal para as minhs idéias. Foi quando, de repente me veio...já que o nome do blog é "sobregastronomiaecozinha", porque não usar os "sobre" para discutir sobre o que eu quiser. ADOREI.
Bom, já que vou falar sobre Chefs e Cozinheiros, tenho que começar do inicio de tudo, mesmo, pois é assunto pra dar e vender.
Primeiro sobre COZINHEIROS
Falando sem nenhum tipo de preconceito, ou discriminação, pois sei que muitas pessoas vão ler e pensar, "...nossa, como ele pode falar assim dessas pessoas...", mas vou mostrar como os cozinheiros fazem parte fundamental da nossa sociedade. A maioria dos cozinheiros que nós temos hoje, são da região nordeste, vieram para são paulo ou qualquer outra cidade tentarem a sorte, e para não passarem fome, vão para os restaurantes trabalhar de auxiliar de cozinha, lavando chão e prato, até conseguirem uma posição dentro da cozinha, galgando sua vida. Eles não têm estudos adequado, aprendendo tudo observando os outros fazerem, e nisso conseguem muitas vezes surpreender. Por isso eu digo e repito: A área gastronomica não existiria, ou não seria o que ela é hoje, sem os nordestinos. Pronto falei. Eles são o alicerce sobre qual foi formado todos so restaurantes, bares, hotéis, das principais capitais do Sudeste.
Sobre os CHEFS:
Os Chefs, falando agora do Brasil e não do mundo, onde esse conceito já é muito mais antigo e firmado do que aqui, são aqules que de alguma maneira se sobressairam sobre os demais cozinheiros, se mostraram aptos a desenvolverem cardápios, a criarem, inventarem, e portanto podem ser responsáveis uma cozinha inteira. Eles podem ser cozinheiros que se tornaram chefs, ou têm esse título por terem aberto seu prórpio negócio, e aí eu entro em outro mérito da questão.Está surgindo uma nova classe de Chefs, que não são exatamente vividos da área, não aprenderam de pequeno, mas têm um gosto pela culinária, e o capital para se dar o título de Chef. Me critiquem o quanto quiserem, mas é a pura verdade, são novos chefs que muitas vezes não sabem o verdadeiro papel de um chef, mas que detém o título por mera adequação.
Saibam que ser chef de cozinha não é uma tarefa fácil, e exige uma determinação, e uma responsabilidade, pois ele é o responsável por tudo que for feito dentro da cozinha, e portanto será sua culpa se um cliente sair insatisfeito, ou será seu mérito se sair dando elogios.
Agora que vocês já sabem a diferença de um chef e um cozinheiro, me digam: Quem está apto a ser um cozinheiro ou um Chef?
Bom Domingo e até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário